segunda-feira, 3 de março de 2014

Entendendo o coração do adolescente: parte I


Todo bom líder sabe: Coração de Adolescente é um poço profundo, cheio de emoções ... BOAS e MÁS !!! Nossa função como líderes é ajudá-los a ENTENDER esta realidade, e a LIDAR com suas emoções, para que tenham um amadurecimento "o mais equilibrado possível".

Ajudá-los neste processo, implica em:

. SER BOM EXEMPLO PARA ELES - quando o líder tem uma atitude errada ou injusta perante eles, se não tiver a atitude humilde de pedir perdão, vai passar um bom tempo "correndo atrás do prejuízo", até readquirir a confiança deles.

. ENSINAR O QUE É BIBLICAMENTE CORRETO - temos que fazer nossa parte, ensinando o que a Bíblia diz (e para isto, você tem que estudar a Palavra) sobre emoções boas e más, reações "carnais" a estas emoções etc. Pare de ensinar o que você "ACHA" que é correto, ou o que a "cultura" da sua Igreja, aceita como certo. Não se trata NEM DA SUA OPINIÃO, NEM DA DOS ADOLESCENTES ! Ensine só o que a Bíblia diz ! DÁ MENOS "IBOPE" COM OS HOMENS, MAS VOCÊ COMO LÍDER, FICARÁ "TRANQÜILO", QUANDO O CRIADOR VIER PERGUNTAR : "o que você tem ensinado sobre a Minha Vontade, a estes Meus filhos ?"

. PARAR DE RECLAMAR DO QUE OS OUTROS NÃO FIZERAM - Não adianta ficar murmurando que "os pais, os parentes, o pastor, os amigos da igreja", não cumprem suas responsabilidades, em termos de ENSINAR e CONFRONTAR o que está errado nos adolescentes ! Você têm toda a razão : eles deveriam estar cumprindo a parte que lhes cabe. MAS SE NÃO ESTÃO FAZENDO, "SOBROU" PARA NÓS, querido líder ! Se você ficar apenas "reclamando", estes adolescentes irão CADA VEZ MAIS, PARA LONGE DOS CAMINHOS DO SENHOR ! Assim, arregace as mangas e mãos à obra ! Quando quem deveria fazer não faz, Deus elege outros para fazê-lo !

. TENHA PACIÊNCIA COM A INCOSTÂNCIA NATURAL A ESTA FASE - se você acha que após falar UMA VEZ, eles assimilarão e NUNCA MAIS cairão no erro, CAIA NA REAL, MEU IRMÃO ! Todo ensino, carece de MUITA REPETIÇÃO. Mas ensinar Adolescentes, torna-se sinônimo de MUITA, MUITA, MUITA REPETIÇÃO ! Se você não tem esta paciência, faça um favor a si mesmo : SEJA LÍDER DE OUTRA FAIXA ETÁRIA !

Bem, se você continuou lendo é porque NÃO DESISTIU de ser líder! Ótimo! Na próxima semana, vamos explicar um pouco mais sobre a maravilha chamada "O CORAÇÃO DO ADOLESCENTE".


Autores: Pastores Magali e Sérgio Leoto
http://www.sergioemagalileoto.com.br/lider_33.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário