segunda-feira, 10 de março de 2014

Entendendo o coração do adolescente: parte II


Nesta semana, vamos dar continuidade a mensagem "Entendendo o coração do adolescente" Aproveite e boa leitura!!!

1. TREINANDO PARA O FUTURO

A Adolescência é assim : um mundo novo que se abre e se apresenta cada vez mais fantástico ! São tantas informações a receber, tantos desafios a encarar e uma vida inteira para percorrer ! Mas logo eles percebem, que precisam se adaptar a este "mundo de informações".

"Pique e garra" para enfrentar as mudanças, eles até tem. O problema é que, com tanta coisa diferente (nas áreas : física, psicológica e social), o adolescente necessita de "um tempo" para a CABEÇA colocar as idéias em ordem e principalmente para o CORAÇÃO, aprender a lidar com "tantas emoções"!!!

A verdade é que na Adolescência, o ser humano está TREINANDO PARA O FUTURO. O que queremos dizer, com esta frase? Muitos dos sentimentos que começamos a perceber nesta fase da vida, serão aperfeiçoados durante os próximos anos. Eles serão plenamente utilizados na fase ADULTA. Mas se não forem bem trabalhados na fase da Adolescência, podem trazer um certo desequilíbrio na próxima fase.

Justamente para que o adolescente, num futuro bem próximo, seja um adulto equilibrado, resolvemos fazer este estudo. Vamos tratar das "COISAS DO CORAÇÃO" do adolescente, mas vamos PRIORIZAR AS QUESTÕES DA VIDA EMOCIONAL, relativas a esta fase, OK? Este "Coração Adolescente" vai conviver com EMOÇÕES NEGATIVAS E POSITIVAS.

2. APRENDENDO A LIDAR COM EMOÇÕES NEGATIVAS

a) INSEGURANÇA: Este sentimento aparece, pois as relações afetivas a que os adolescentes estão acostumados, são as da infância : garotas prá lá, meninos prá cá. Um não deve entrar no "território" do outro. Agora é diferente : eles querem conhecer o sexo oposto e tornarem-se queridos por ele.

Como ainda não sabem exatamente "como fazer isto", passam por um tempo de insegurança. Pedem conselhos a amigos, que nem sempre têm as melhores informações. O passar do tempo, muitas vezes sentindo "na pele" o que fizeram de certo ou de errado, vai trazendo a segurança desejada na área sentimental. Mas se tivessem conselhos corretos, sofreriam muito menos. 

DICAS DA BÍBLIA:

· Sl 1:1-2: "Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."
· Sl 16:7-9: "Eu louvo ao Deus Eterno, pois ELE É O MEU CONSELHEIRO, e durante a noite a minha consciência me avisa. Estou certo de que o Deus Eterno está sempre comigo; ele está ao meu lado, e nada pode me abalar. Portanto, O MEU CORAÇÃO ESTÁ FELIZ E ALEGRE, E ME SINTO BEM SEGURO."(BLH)

b) INCONSTÂNCIA: Além da INSEGURANÇA já analisada, temos os "hormônios em ebulição" na Adolescência. A somatória destes dois fatores, muitas vezes é a causa da INCONSTÂNCIA na vida afetiva (embora não sejam eles os únicos "culpados"). Assim, um dia o adolescente acorda gostando de alguém, e no dia seguinte é capaz de mudar de idéia, passando a gostar de outra pessoa.

A atitude INCONSTANTE existe, porque o adolescente preocupa-se muito mais em satisfazer os SEUS INSTINTOS, do que saber se está ferindo o sentimento dos outros (é o chamado EGOÍSMO PURO). Isso acontece, principalmente com os adolescentes mais novos, que nem sempre são mal intencionados. Eles não possuem experiência suficiente, em COMO lidar com suas emoções. A inconstância deve ser dominada; caso contrário, acabará dificultando a estabilidade emocional, no futuro.

DICAS DA BÍBLIA:

· Pv 28:25-26: "O EGOÍSTA SEMPRE CAUSA PROBLEMAS. Quem confia no Deus Eterno terá sucesso. Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios, terá segurança." (BLH)
· Tg 1:6-8: "Peça (sabedoria) porém com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem MENTE DIVIDIDA, INSTÁVEL EM TUDO O QUE FAZ."(NVI)

c) BAIXA AUTO-ESTIMA: Muitos adolescentes têm graves problemas na vida afetiva, devido aos "males do espelho". Olham no espelho e não gostam do que vêem. Crêem que não são aceitos ou que não são "olhados" pelo sexo oposto, por algum problema físico : espinhas que não desaparecem; ser magro, gordo, alto ou baixo demais; o cabelo deveria ser deste ou daquele jeito; usar óculos ou aparelho; o nariz é muito grande ou muito pequeno, etc. Sentem como se o mundo inteiro soubesse do seu problema, quando na verdade a maior parte das vezes, as pessoas nem estão notando. 

DICAS DA BÍBLIA:

· Sl 139:1-2; 13-16: "Ó Deus Eterno, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço; de longe conheces todos os meus pensamentos (...) Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso e eu sei isso com todo o meu coração. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo. Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que tinham sido criados para mim foram todos escritos no teu livro, quando ainda nenhum deles existia."(BLH)

d) SOBERBA: Aqui temos o problema inverso à BAIXA AUTO-ESTIMA. Alguns adolescentes acham-se O MÁXIMO, os melhores, os mais bonitos : orgulhosos e prepotentes, humilham os outros e unem-se aos que também agem assim. Na verdade, muitas vezes através desta atitude, estão escondendo outros problemas, como CARÊNCIA AFETIVA e dificuldades com sua AUTO-AFIRMAÇÃO. Usam o "desprezo" aos outros, como uma "compensação" por aquilo que sentem falta.

DICAS DA BÍBLIA:

· Is 2.12: "Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo SOBERBO e ALTIVO e contra todo aquele que SE EXALTA, para que seja abatido."
· Pv 29:23 : "A SOBERBA DO HOMEM O ABATERÁ, mas o humilde de espírito obterá honra."
· 1 Pe 5.5: "Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, contudo, aos humildes concede a sua graça."

e) MALÍCIA: A falta de orientação sexual, vinda de fonte segura (ou seja : pais ou professores), acelera a ação da MALÍCIA. Ela já existe no coração humano, por causa do pecado, mas seus efeitos poderiam ser diminuídos, através da "informação correta" sobre a sexualidade, na forma como foi planejada por seu Criador : o nosso Deus. Sem esta orientação, quase toda aproximação do sexo oposto, gerará um pensamento malicioso. A malícia, se "disfarça" através de gestos, olhares e até "piadas sujas", tratadas como "brincadeiras", até abalarem o caráter e as mentes de muitos.

DICAS DA BÍBLIA :

· Jr 2:19: "A tua MALÍCIA te castigará e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe pois e vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor teu Deus e não teres temor de mim, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos."
· Ef 4:31: "LONGE DE VÓS, toda a amargura e cólera e ira e gritaria e blasfêmias e bem assim, TODA A MALÍCIA."

f) DESILUSÃO: Dificilmente o "coração adolescente" sabe lidar com uma desilusão amorosa. Se estão fortemente apaixonados, "vivem no mundo da lua", curtindo músicas ou cartas de amor e até gastando horas conversando ao telefone. Quando existem os "rompimentos", eles são penosos, difíceis e o sentimento de desilusão pode se tornar tão forte, que necessitará de "ajuda externa" (que podem ser os pais, amigos ou conselheiros).

DICAS DA BÍBLIA:

· Sl 27:14: "Espera pelo Senhor e tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera pois pelo Senhor."
· Sl 31:24: "Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor."
· Sl 34:18: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido."

Autores: Pastores Magali e Sérgio Leoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário