segunda-feira, 17 de março de 2014

Entendendo o coração do adolescente: parte final!


3. APRENDENDO A LIDAR COM EMOÇÕES POSITIVAS

a) DESEJO DE FAZER AMIZADES: Esta disposição é super saudável ! Demonstra a vontade de comunicarem-se com pessoas da mesma faixa etária. Amigos que têm anseios comuns, gostam das mesmas coisas, conversam sobre assuntos que têm afinidades. Muitas destas amizades, continuam para o resto da vida. Às vezes, através de um bom papo, surgem "pessoas interessantes", com grandes chances de se tornarem namoradas.

DICAS DA BÍBLIA:

· Pv 15:30: "O olhar de amigo alegra o coração; as boas vindas fortalecem até os ossos."

b) FIDELIDADE AOS AMIGOS: O compartilhar das coisas "mais profundas" do coração adolescente, não acontece com qualquer amigo : tem que ser "o melhor amigo", ou como diz Pv 18:24 : "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado que um irmão".

Estes amigos confidentes, geralmente são aqueles verdadeiramente fiéis, já "testados" em outras vezes e que não decepcionaram. São aqueles amigos, que sabem guardar um segredo, a quem o adolescente retribui com uma "fidelidade radical" na amizade. Quando estes amigos são do sexo oposto, é comum vê-los tornando-se futuros namorados.

DICAS DA BÍBLIA :

· Pv 3:3-4 : "Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos." (BLH)

c) SOLIDARIEDADE: Quando um adolescente gosta de alguém, ele se solidariza nos bons e maus momentos com esta pessoa. Por um lado, é muito positivo, pois a intenção da ajuda é algo fantástico, desejável em qualquer ser humano de todas as idades. Por outro lado, este ponto positivo pode trazer ao adolescente um processo de DEPRESSÃO, pois não sabe "dosar" a solidariedade na dor de outra pessoa. Algumas vezes, por não poder ajudar, acabam depressivos. Caso isto aconteça, haverá necessidade da ajuda de um conselheiro.

DICAS DA BÍBLIA:

· Gl 6:2 : "Levai as cargas uns dos outros e assim, cumprireis a lei de Cristo."

d) CRIATIVIDADE: Esta habilidade positiva, é maravilhosa na vida afetiva do adolescente. Ela é usada em várias ocasiões, tanto na fase ANTERIOR AO NAMORO, como também DURANTE O NAMORO. Por exemplo, a CRIATIVIDADE e o ROMANTISMO do garoto para "ganhar" a atenção da menina (alguns são até "bobos", mas elas "adoram" !). Ou então, depois que estão namorando, a criatividade para comemorarem datas especiais (alguns, comemoram "mensalmente", tudo o que é possível : até o dia em que trocaram os "primeiros olhares"). Alguns adultos precisariam relembrar esta fase de suas vidas, para revitalizar seus casamentos!

DICAS DA BÍBLIA:

· Ct 1:15; 6:3a: "Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como os seus olhos brilham de amor!" (...) "Eu sou do meu amado e o meu amado é meu." (BLH)

e) OUSADIA: Alguns adolescentes exageram na OUSADIA, mas quando ela vem na medida certa, é MUITO EMOCIONANTE! A OUSADIA É DANOSA, quando vem ASSOCIADA À MALÍCIA ou a atitudes contrárias à vontade de Deus. Entretanto, ela pode ser bem vinda quando, depois de um tempo orando e analisando se haveria condições para um namoro, um dos dois se enche de OUSADIA e arrisca a pergunta : "Que tal orarmos sobre a possibilidade de namorarmos?". Claro que ninguém gosta de ouvir um "NÃO", por isso o risco tem que ser bem calculado! Poucas coisas na vida são tão emocionantes, quanto esta boa OUSADIA!

DICAS DA BÍBLIA:

· Ef 5:3-4: "Já que vocês são do povo de Deus, não está certo que a imoralidade, a indecência ou a avareza sejam nem mesmo assuntos de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Ao contrário, digam palavras de gratidão a Deus." (BLH)

CONCLUSÃO: O "coração adolescente", como acabamos de ver, tem que aprender a conviver com os mais variados tipos de emoções, sejam NEGATIVAS ou POSITIVAS. Elas fazem parte da vida de todo o ser humano. Administrá-las será sempre o nosso desafio! Para isto, precisamos examinar duas grandes verdades: 
· Responder a pergunta "COMO O CRIADOR DO UNIVERSO GOSTARIA QUE EU AGISSE?";
· Precisamos pedir que Deus nos ajude a COLOCAR ISSO EM PRÁTICA.
Desta forma, teremos maiores chances de ser pessoas EMOCIONALMENTE EQUILIBRADAS, fazendo do lugar onde vivemos, UM MUNDO BEM MELHOR! 


Autores: Pastores Magali e Sérgio Leoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário