terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como realizar programações para adolescentes????


É necessário, para os adolescentes, atividades que os envolvam ao máximo na igreja. Por isso, todo líder de adolescentes deve procurar ser dinâmico e criativo para que todas as programações feitas possam envolver a todos, seja qual for à classe social ou a posição que eles tenham. Lembre-se: as programações são para todos.

A vantagem de se ter atividades é que, além de ocupar o tempo, elas proporcionam um maior entrosamento entre eles. A amizade entre eles começa e se desenvolve nesses momentos. A adolescência é uma fase em que a amizade é muito importante. Isso deve ser explorado pelos líderes de adolescentes. As atividades também promovem crescimento espiritual entre os adolescentes, pois, através dos acampamentos, concursos bíblicos e cultos variados, todos eles aprendem como ser cristãos nesse mundo.

Além de promover atividades, é importante que o líder ou líderes busquem envolvê-los nas mesmas. Isso acontece quando o líder permite que os adolescentes contribuam com suas ideias e, em algumas vezes, promovam as próprias atividades ou então ajudem na sua realização. Com isso, além de estarem envolvidos no processo, eles estarão se sentindo parte de tudo que está sendo feito. E não meros expectadores. A motivação deles será outra.

A essência de qualquer atividade para adolescentes é a dependência do Espírito Santo, que é a fonte de toda a criatividade e sabedoria. Em Tiago 1:5 está escrito: “Se, porém algo de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes improperá; e ser-lhes-á concedida”. Ele dará as ideias.

Procure através da internet, livros, ideias de educadores, atividades e programações já realizadas. Seja curioso, interessado e criativo. Muitas vezes, de uma ideia pronta, surgem várias ideias ou até melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário