sexta-feira, 8 de novembro de 2013

#reforma #protestante


O mês de outubro guarda uma data especial para todos os cristãos protestantes... o dia da Reforma Protestante - 31 de outubro. 
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
E para conhecer tão profundas mudanças, neste dia 07 de novembro, a UAADESD promoveu uma feira de conhecimento cristão, que tinha como tema a Reforma Protestante. Cada área ficou responsável por um tema. Maquetes, cartazes, vídeos, slides foram elaborados pelos adolescentes.
Parabéns a todos que se esforçaram!!! Que Deus vos abençoe!!!!

Veja como foi: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário